FEIRA DO LIVRO JOSUÉ GUIMARÃES

PROGRAMAÇÃO:

28/09 – QUINTA FEIRA

8h30min – Início da Feira: visita à exposição sobre a vida e obra de Josué Guimarães, Carreta literária do SESC e bancas de livros.

Aproximar os estudantes do mundo dos livros e auxiliá-los a formarem o hábito de frequentar locais em busca de novos títulos e descobertas, incentivando o hábito da leitura; Conhecer e aprofundar seu conhecimento sobre a vida e obra de um dos maiores escritores gaúchos, que viveu em Canela nos anos 80. Participar de sessão de autógrafos de autores canelenses, conhecendo de perto o artista.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué


8h30min – Café da Manhã de apresentação da Feira / Inauguração da Biblioteca do Grande Hotel Canela.

Realizar formalmente a abertura da Feira, oportunizando momento de integração entre imprensa, autores, organizadores, poder público e professores das redes pública e privada.

Local: Grande Hotel Canela


9h – Peça de teatro “A Magia do Livro”.

Peça infantil que foca na importância da leitura. Através do lúdico, contemplando danças e músicas populares, apresenta a cultura brasileira, entre elas ritmos como o maracatu, bossa nova e bumba meu boi, que representam seus locais de origem.

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


10h – Lançamento do livro “Ecologia da Comunidade – Bosque de Canela na escola”, de Cilon Estivalet.  

A literatura a serviço da ecologia. A publicação, artesanal, apresenta o excelente trabalho realizado pela RPPN Bosque de Canela com a comunidade, visando à educação para a preservação da natureza.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué Guimarães


10h às 11h30 – Oficina de Grafite

Arte urbana como ferramenta de transformação social.           

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso


10h40 às 11h30 – Johanna e Evandro Martins cantam música popular brasileira infantil.     

Cantora mirim de enorme talento apresenta músicas infantis famosas, compostas por músicos brasileiros, conhecidas por várias gerações. Acompanhada de seu pai, tenor, a dupla encanta públicos de todas as idades.

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 

 


11h30min às 12h30min – Lançamento do livro “Se somos feitos de partes”, do escritor Jeferson de Queiroz 

Estreia do arquiteto Jeferson de Queiroz na literatura. O autor tem relação afetiva com a cidade, onde mora seu filho, o vocalista e compositor da banda Dr. Hank, referência pop rock no Estado.             

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué

 

 

 

 


14h – Espetáculo A Magia do Livro               

Local: Praça João Corrêa – Multipalco


15h – Sessão de autógrafos do livro Trans Lúcido, do poeta João Pedro Wapler

A poesia profunda e reflexiva do jovem autor. João Pedro é porto alegrense, mas sua mãe reside em Canela, Bea Seibel, diretora do Dpto de Artes Visuais da FCC.                      

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué


15h30min – Abertura Oficial. Homenagem ao Pesquisador Antônio Olmiro dos Reis.

Nossa Feira irá apresentar o Slam, encontro/competição de poesia falada, a nova vanguarda da literatura no país. São 3 regras: poesia autoral, até 3 minutos, sem música. A interpretação da declamação é essencial para o competidor. É comum que o tema da poesia seja o cotidiano, dificuldades e agruras do jovem.

Rap e Slam (apresentação de poesia falada), expressões urbanas de arte que expandem o universo literário para fora dos livros.

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

Convidados: MC Marck B. Cruz, DJ Abú e Daniel Bertolucci

 


16h45min – Ação de doação, troca e distribuição de livros e Cortejo Kombinação

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 

 

 

 


18h15min às 19h30min – Sarau Rap/Slam/Literatura, com Pablo Antunes e MC Marck B. Cruz.

Em um ambiente sem formalidades e bastante interativo, a literatura é apresentada através de três diferentes linguagens e estilos: poesia, rap e literatura. Os convidados comprovarão que elas se parecem entre si muito mais do que imaginamos.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 

 

 


18h45mim às 20h40min – Cineclube exibe Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (1963)

Importante filme do cinema nacional, será exibido para melhor enriquecer o debate literário do final da noite, referente a obra de Graciliano Ramos, título do mês do Clube do Livro de Canela.

Local: Casa de Pedra

 

 

 

 

 

 


19h45min às 21h – Filme Vento Norte (1951), roteiro de Josué Guimarães

Filmado em 1951,  esta raridade é o primeiro longa sonorizado gaúcho. Roteiro de Josué Guimarães e direção de Salomão Scliar. Atuação da atriz Ione Alvez Stumpf, que na época era professora em Canela.

Local: Espaço Nydia Guimarães

 

 

 

 

 

 


19h45min ás 20h35 – Espetáculo de Teatro de Bonecos “Enquanto a Noite Não Chega” – Cia Goliardos

André Guedes e sua Cia Goliardos deram nova vida a este clássico de Josué, a história de Dom Eleutério e Dona Conceição, casal de velhinhos que aguarda sua hora.

Local: no Multipalco em forma de Arena

 

 

 


21h10min às 22h10min – Clube do Livro debate Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Disseminar a atividade de discussão de obra literária, praticada pelo Clube do Livro de Canela há 6 anos. Nela, cada participante é convidado a dar sua opinião sobre a sua própria leitura, auxiliando numa compreensão mais ampla sobre o livro, enriquecendo o debate.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 

 

 

 

 


29/09 – SEXTA FEIRA

9h às 9h30min – Chegada das escolas para Exposição sobre a vida e obra de Josué Guimarães, Carreta literária do SESC e bancas de livros.

Sessão de autógrafos do livro Canelistas II, de Márcio Cavalli

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué

 

 

 

 


9h às 11h15min e 14h às 16h15min – Oficina literária “Bordando Josué”

Esta oficina mistura a leitura de uma pequena história do grande escritor que viveu em nossa cidade com a leveza e complexidade do bordado, unindo duas artes que parecem ter sido feitas uma para a outra. Com Bel Porazza

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 


9h30 às 11h15 – Canela Cineclube: A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (1985), com os professores Marcia Ivana (UFRGS) e J. Armando Nicotti (cursos pré-vestibular).

Resumo e objetivos: por se basear no livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, obra indicada ao vestibular da UFRGS em 2018, a exibição do filme será seguida do painel/debate com dois professores especializados, auxiliando os alunos que farão a prova (cuja forma de análise e estudo servem também para outros testes e trabalhos).

Local: Casa de Pedra

 

 


9h30 às 10h15 – Oficina e Sessão de autógrafos do livro Flor de Infância, de Genelci Oliveira (NH)

Livro baseado na história da Arte, contada aos olhos de crianças que viajam pelas telas de vários artistas. A ilustração do livro foi feita através de pinturas em telas por crianças.             

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 

 


10h – Bate-papo sobre a obra “Viagem ao Redor de Felipe”, com o autor Caio Riter (Ed. Projeto)

Conversa com um dos patronáveis da Feira do Livro de Poa 2017. Os alunos presentes leram e debaterão a obra com o autor.

Local: Espaço Nydia Guimarães


10h35min às 11h30min | 14h15 às 15h15 | 19h30min às 20h30min

Oficina “Contação de Histórias” por Eliana Guedes, a Leitora Particular

Eliana Guedes realiza um trabalho magnífico como Leitora Particular, oferecendo seus serviços àqueles que, por algum motivo, não podem ou não querem ler sozinhas. Assim, ela as ajuda a manterem o importante hábito da leitura. Nesta oficina, irá mostrar um pouco de seu trabalho, despertando nos alunos a vontade de encontrar nos livros uma voz de informação, reflexão e conhecimento.

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 


14h às 15h – Bate-papo sobre a obra “Futurações”, com o autor Caio Riter (Ed. Projeto)

Conversa com um dos patronáveis da Feira do Livro de Poa 2017. Os alunos presentes leram e debaterão a obra com o autor.

Local: Casa de Pedra


14h às 15h – Bate-papo sobre a obra “O Mundo de Camila”, com a autora Márcia do Canto (Ed. Projeto)

A premiada escritora conversa com os estudantes que, previamente, leram a obra.

Local: Espaço Nydia Guimarães


15h às 17h – “Ler e escrever”, por Eduardo Krause (Ed. Dublinense)

Muitas vezes, a leitura começa a partir da escrita, como foi o caso de Eduardo Krause. Se antes era um leitor tímido, após lançar o primeiro livro, lê cerca de 70 obras por ano. A escrita, ainda que apenas informal e de forma amadora, incentiva a leitura. E aqui Eduardo também falará do modo inverso: aquele leitor voraz que já está na hora de começar a escrever.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué

 

 

 

 

 


17h às 18h20min – Happy Hour Literário: comes, bebes, livros e amigos.


18h30min às 19h30min – A Era da Curadoria na Literatura e na Música: vantagens e desvarios em seguir listas de leitura (Vestibular, Clube do Livro, Os Mais Vendidos, entre outros).

Debate com escritores, professores e leitores compulsivos + CAGÊ LISBOA e Enio Martins

Mantendo o bom humor da tarde, uma atividade despretensiosa, sem objetivos em definir se a Era da Curadoria permanecerá, se é o caminho que o leitor deve seguir e sem colocar mais pressão no vestibulando. Mas, com certeza, o auxiliando com dicas das leituras obrigatórias e como se sair nas provas de Literatura, tanto no colégio como no Vestibular.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 


19h40min às 21h45min – Clube do Livro + Canela Cineclube

Exibição do documentário “A Jornada de Josué” e debate sobre Josué Guimarães, com a prof. Márcia Ivana (UFRGS) e Adriana Guimarães.

Local: Casa de Pedra


20h – Peça de teatro baseada em Oscar Wilde

Excelente trabalho de pesquisa teatral do Estúdio Lisi Berti apresenta peça sobre um dos maiores autores da literatura e dramaturgia do mundo, o polêmico irlandês Oscar Wilde.

Local: Aroma Literário                  

*Com cobrança de ingresso R$ 20,00

 

 

 

 

 


3º dia – SÁBADO

10h – Sessão guiada à Exposição 30 anos de Ausência de Josué Guimarães, com Adriana Guimarães

Com a presença de Adriana Guimarães, filha do escritor e importante figura da cena cultural regional, faremos um passeio pela obra e vida de Josué, célebre autor que viveu em nossa cidade.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué


10h45min às 11h30 – Bocalis canta Cinema

A beleza do canto de coral preenchendo com linda musicalidade os ambientes da Feira

Local: Praça João Corrêa – Multipalco

 

 

 

 


10h45min às 11h30 – Oficina de livro infantil, com Paula Taitelbaum

Premiada escritora de livro infantil realiza oficina para a criançada.

Local: Grande Hotel Canela

 

 

 

 

 


11h30 às 13h – Sessão de autógrafos de autores da Editora Dublinense: Eduardo Krause e Rodrigo Rosp

Local: Praça João Corrêa – stand Aroma Literário

 

 

 

 


 

13h às 16h – Lançamentos de livros e Sessões de Autógrafos

Autoras Paula Taitelbaum, Erika Hanssen  e Mariana Xavier e das editoras Projeto e Artes & Ecos.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué


14h às 15h30min – “O humor na literatura”, por Rodrigo Rosp (Ed. Dublinense)

O humor tem fácil – e divertida – assimilação, sendo hoje um dos gêneros de maior vendagem, seja qual for a linguagem artística. Através de uma oficina (obviamente) bem humorada, Rodrigo Rosp, escritor e diretor da Editora Dublinense, apresenta dicas e macetes para melhor entender o humor na literatura, tanto para os que a consomem como os que pensam em se aventurar na escrita carregada de riso e alegria.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso


15h45min às 16h45min – Edu Martins – aula / workshop

Através de excelente didática e vasto conhecimento, Edu irá trazer dicas e macetes para compreendermos a beleza – e dificuldade – da composição das letras nos grandes sucessos das canções nacionais e internacionais.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 

 


16h – Exibição do documentário Laerte-se (2017), com mediação da escritora Clara Corleone (Rádio Elétrica, Minha Porto Alegre)

A cartunista Laerte passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos. De Eliane Brum e Lygia Barbosa da Silva

Duração: 1h41min

Classificação: 16 anos

Local: Espaço Nydia Guimarães

 


17h às 17h45min – Teatro Xara Xaxá – Cia Lisi Berti

Local: Praça João Corrêa – Multipalco


18h às 19h15min – Debate: Literatura x Psicanálise, com Lucas Kruger, Pablo Antunes e Celso Gutfreind

A psicanálise baseou-se na arte e na literatura para ser formulada. Hoje, é essencial compreender esta ciência para decifrar as diversas camadas de conhecimento, os arquétipos e a profundidade complexa dos personagens criados pelos escritores. Neste debate, 3 profissionais que transitam nestas duas áreas trazem dicas para uma melhor leitura através dos segredos da psicanálise.

Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

 

 

 

 


20h às 21h30 – Show de Encerramento

Jazz com Edu Martins – A composição de grandes letristas da música.

O encerramento da Feira se dará com chave de ouro, tendo a presença de um dos maiores baixistas de jazz da atualidade. Edu Martins já tocou com grandes nomes da música nacional e internacional, e neste show especial irá focar na composição da letra dentro da canção, trazendo detalhes da obra de Bob Dylan, Chico Buarque, Ivan Lins, Vinícius de Moraes e Djavan, entre outros.

Local: Gazebo Cultural                 

*Com cobrança de ingresso – R$ 40,00


Homenageado:

Pesquisador Antonio Olmiro dos Reis

Miro, como também é conhecido, foi lembrado por ter escrito duas obras essenciais para compreendermos a cidade: “Canela por muitas razões” e “Raízes de Canela”. Baseando-se sempre nas evidências, registros, fotografias antigas e muita pesquisa, Miro mantém viva a memória de Canela ao editar estas duas obras.

Ao esclarecer seu surgimento, falar das primeiras famílias, sua constituição, primórdios da economia e a constante evolução, o pesquisador contribui para que busquemos na história as soluções que queremos para o futuro da cidade.

Ainda, é um colecionador de artigos diversos referentes ao passado afetivo de Canela, como cartazes, postais, livros, revistas, fotografias, ingressos de cinema e shows, entre outros registros raros. Parte destas peças serão expostas na Feira.


FEIRA DO LIVRO JOSUÉ GUIMARÃES

Realização – Fundação Cultural de Canela

Promoção – Prefeitura Municipal de Canela

Apoio – Conselho Municipal de Política Cultural de Canela

Apoiadores Culturais:

Editora Dublinense

Editora Artes & Ecos

Editora Projeto


Mais informações:

Fernando C. Gomes
Vice Presidente FCC
54 99192-6187 – fernando@fccanela.com.br

Milena Correia Parmegiani
Ortus Promoções e Eventos
54 98112-7778 – mila@ortuseventos.com.br